Câmara entrega moção de congratulações ao padre Elias pelos 40 anos de trabalho sacerdotal

A Câmara Municipal de Aimorés entregou ao padre Elias P. Mous, uma moção de congratulações pelos 40 anos de vida sacerdotal, comemorados com grande festa no último dia 21 de junho na sede da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A entrega da moção foi feita pelo vereador Gessimar Gomes da Silva, autor da proposta, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Aimorés.

Uma homenagem muito justa da Câmara Municipal de Aimorés ao padre Elias, holandês de nascimento, que dedicou praticamente toda a sua vida religiosa às Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião – Igrejinha.

Fiéis de toda a região vieram a Aimorés prestar esta grande homenagem ao padre Elias, no dia 21 de junho, quando exatamente nesta data , em 1975, o religioso teve celebrada sua ordenação de sacerdote, na cidade de Balk, na Holanda. Nas imediações da Igreja Nossa Senhora do Carmo, centenas de fiéis afixaram faixas em homanagem ao padre Elias, em reconhecimento pelo grande trabalho realizado durante todos estes anos, não só em Aimorés, mas também em Resplendor, Ituêta e Santa Rita do Itueto.

Em 2006, a Câmara Municipal já havia concedido o título de cidadão aimoreense ao Padre Elias, em reconhecimentos aos relevantes serviços prestados ao município. O padre recebeu também, em 2010, a Medalha Desembargador Helio Costa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, atendendo a indicação da Comissão Especial da Comarca de Aimorés.

Conheça mais sobre o padre Elias
• Nasceu em 20 de setembro de 1950, em Bakhuizen-Gaasterland, na Holanda, filho de Herman Josef Mous e Barendina Mous de Winter.

• Nome de Batismo é Eelke Piet Mous, mas carinhosamente sempre foi conhecido entre nós  como Padre Elias.

• Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade no Seminário São Bonifatius, em 1965 foi para o colégio Dr. Ahaus e em 1969 ingressou no Seminário Maior em Roosendaal, ainda na Holanda. Em 1971 fez estágio missionário em Uganda, na África, e em 1972 foi para Londres, onde concluiu seus estudos no colégio Mill Hill. Na Inglaterra, trabalhou ainda como Diácono entre 1974/1975.

• Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1975, em Balk, Holanda, celebrando no dia seguinte sua primeira missa na mesma cidade.

• Em novembro de 1975 veio para o Brasil, trabalhando por 10 anos nas cidades de Resplendor, Itueta e Santa Rita do Itueto.

• Chegou em Aimorés em abril de 1986, assumindo sozinho os trabalhos de duas Paróquias – Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião, na Igrejinha.

• Sempre foi muito atuante nas comunidades de Aimorés, pregando o Evangelho de Cristo com absoluta dedicação e em defesa das causas dos menos favorecidos.

• Padre Elias foi um dos fundadores do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incentivou a construção do Poliesportivo, conseguiu verbas para instituições como o Asilo, a AAMAR, Apae e Hospital São José – doações especialmente da Holanda, seu país de origem. Ajudou na construção de igrejas, promoveu trabalhos importantes nas diversas pastorais e sempre se engajou nas lutas em favor de uma qualidade melhor de vida para a população nas comunidades onde atuou.