Câmara de Aimorés realiza primeira sessão ordinária de 2019

A Câmara Municipal de Aimorés realizou ontem (04/02) sua primeira sessão ordinária do ano de 2019. Com a presença de todos os vereadores, o presidente eleito para o biênio 2019/2020 vereador André Vidal iniciou a sessão agradecendo o apoio dos colegas pela eleição à presidência da Casa.

Nesta primeira sessão de 2019, foram abordados os seguintes temas:

• BR 259
O vereador presidente André Vidal, representando os demais Edis, esteve em reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cobrando do órgão posicionamento sobre as obras de reparação no trecho que atravessa Aimorés. O departamento jurídico do DNIT informou que as empresas não vencedoras que participaram da licitação para as obras entraram com processo na Justiça, requerendo a suspensão do processo licitatório. Esta ação resulta na paralisação do processo, que aguarda a decisão da Justiça para o início das obras.
Diante do impasse, o DNIT prometeu inciar na próxima sexta-feira (08/02) manutenção provisória no trecho, mais conhecido como tapa-buracos.

• Equipamentos para o interior
Em reunião com os Deputados Mauro Lopes e Celise Laviola, o prefeito municipal Marcelo Marques e o vereador André Vidal receberam ótimas notícias: Aimorés será contemplada com novos equipamentos para o homem do campo. Um resfriador de leite e um secador de café estão garantidos, aguardando definição de local onde serão instalados.
Ambos equipamentos chegam em boa hora, devido à crise econômica que vive hoje toda a região. “Com estes equipamentos, o município poderá criar uma cooperativa, inexistente nos dias atuais. No caso do leite, o resfriador pode armazenar uma boa quantidade do produto, dando aos produtores poder de negociação para um melhor valor de venda”, ressaltou o vereador André Vidal.

• Suspenção de taxa de energia para o interior
Após intensas negociações com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), os vereadores do município, juntamente com o departamento jurídico do Legislativo, conseguiram a suspensão da COSIP (Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública) para moradores do interior do município de Aimorés. Sem dúvida, uma grande vitória em busca dos direitos do cidadão do interior, que injustamente pagavam em seu talão de energia uma taxa sem receber o benefício da iluminação pública.

• Barragem da Usina de Aimorés
A Câmara solicitou formalmente à Usina de Aimorés, dados sobre a barragem localizada no município, questionando o grau de risco quanto a um suposto rompimento, entre outras informações. Estes dados serão repassados em plenário para toda a população, preocupada devido a recente tragédia em Brumadinho.

Pronunciamentos

Vereador Daniel:
• O vereador Daniel Lemos se pronunciou com ênfase na tragédia de Brumadinho. Lembrou que vem falando há tempo, em outras sessões, do descaso da Vale com Aimorés e região.
“A Vale não tem comprometimento com Aimorés. Não constrói viadutos, não dão valor à vida. É uma vergonha uma empresa deste porte não ser responsabilizada pelos seus danos.
• Sobre a BR 259, o vereador solicitou ao Poder Executivo providências quanto a disponibilização de um carro pipa para amenizar, ao menos de forma temporária, a poeira na região urbana onde atravessa a BR 259.

• Daniel Lemos também desejou ao novo presidente sucesso neste biênio, parabenizando a iniciativa das transmissões ao vivo das sessões em rede social (Facebook).

Vereador Neacir:
• O vereador Neacir de Oliveira Silva pronunciou-se de forma preocupada em relação ao novo Governo Estadual de MG, em respeito ao pagamento dos salários dos servidores: foi decidido que o 13º salário do ano de 2018, que será dividido em 11 vezes, pagos no ano de 2019. Lembrou de forma específica sobre os profissionais da Educação, que com salários atrasados e pagamento de direitos de forma dividida, encontram-se desmotivados.

Neacir deixou claro que é muita mesquinhez, independente de lado político, torcer para qualquer tipo de governo dar errado. “Devemos buscar, neste momento de dificuldades e grande ansiedade da população, sempre motivar aos aimoreenses! Vamos sempre manter a esperança em tempos melhores”. Finalizou o vereador.

""