Diretor explica na Câmara funções do CONSURGE, gerenciador do SAMU 192

Na última sessão do dia 16 de Abril, o Diretor Executivo do CONSURGE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência Macro Leste de Minas) Sr. Narcélio Alves Costa, apresentou ao plenário a rede de urgência e emergência do Leste de Minas.

Segundo o diretor, a rede tem a função de gerenciar o SAMU 192 da Região Macro Leste de Minas, que é um programa do Governo Federal, ao qual o Governo do Estado de Minas Gerais aderiu mediante financiamento tripartite, cabendo à União 34%, Estado 51% e Municípios 15%.

O Serviço Médico de Urgência é um componente assistencial pré-hospitalar móvel, chegando à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação Médica das Urgências.

A Câmara de Aimorés aprovou a Lei Municipal nº 2455/2014 autorizando o município a aderir ao programa. O Poder Executivo faz o repasse para o hospital de Aimorés desde a criação da Lei, e informou que já está providenciando, para o funcionamento do SAMU, um imóvel e a linha telefônica para a efetivação do atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Novembro Azul: saiba mais

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer

Notícias

Você sabe o que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Notícias

Aimorés realiza eleição para o Conselho Tutelar

A Prefeitura de Aimorés, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Aimorés (CMDCA) convida os eleitores do município para participarem