Aimorés elege o prefeito, vice e 11 vereadores para 2017/2020 em disputa acirrada, mas em clima de paz

Repetindo uma tradição centenária, o município de Aimorés elegeu, no dia 2 de outubro, seu novo prefeito, vice e 11 vereadores em clima de disputa acirrada. Apesar da pequena diferença de votos, a eleição transcorreu com bastante normalidade, não se registrando incidentes capazes de manchar a disputa.

Para prefeito, os aimoreenses escolheram Marcelo Marques, o Marcelo Fubá, seu novo prefeito, tendo como companheiro de chapa o servidor da Justiça Jefinho. Disputou também a eleição o professor Renato Teixeira e os números mostram uma eleição bastante equilibrada: Marcelo Marques (Fubá) obteve 8.107 votos, (52,77%), contra 7.257 votos de Renato Teixeira (47,23% dos votos válidos).

O eleitorado de Aimorés soma 19.517 votos, sendo que na eleição de 2 de outubro compareceram às urnas 16.049 votantes. Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, 3.458 eleitores não compareceram para votar, configurando-se uma abstenção de 17,77% do eleitorado. Foram registrados ainda 158 votos em branco e 527 votos nulos.

A diferença de apenas pouco mais de 800 votos em favor de Marcelo Fubá para prefeito, mostrou a disputa bastante acirrada no pleito em Aimorés. Durante os 45 dias de campanha, os candidatos a prefeito fizeram comícios em toda a sede e distritos de Aimorés, sempre com grande presença de público, o que demonstrou o interesse da população em participar da campanha política.

Marcelo Fubá, do PMDB, já foi prefeito de Aimorés entre 2009/2012, concorreu à reeleição mas acabou derrotado por cerca de 300 votos. Ele retornou candidato em 2016 e foi o escolhido pelo eleitorado para retornar ao comando do Executivo Municipal. Já o professor Renato Teixeira, do PDT, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e teve bom desempenho nas urnas.

O prefeito eleito, que assume a Prefeitura em 1º de janeiro, substituindo o prefeito atual Alaerte Silva, adiantou que uma das suas prioridades será a busca da retomada do desenvolvimento de Aimorés. Marcelo acredita que o município pode buscar alternativas para voltar a crescer, mudando um quadro atual quem, segundo ele, demonstra uma forte estagnação na economia local.

Câmara Municipal
Na Câmara Municipal Aimorés teve uma forte renovação nos quadros do poder Legislativo Municipal. Dos 11 atuais vereadores, apenas três se reelegeram: Luciano Batista, Onairzinho e Tião Molin.

Foram eleitos em Aimorés os seguintes vereadores: Luciano Batista, Rubens Barcelos, André Vidal, Neacir, Onairzinho, Daniel Lemos, Nenem Gomes, Adalton Marques, Zé Cota, Joãozinho da Cacilda e Tião Molin.