Servidora teme o fechamento da agência do INSS

A servidora do INSS Zilá da Silva Soeiro, fez pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de Aimorés, na sessão do último dia 21 de outubro, quando colocou aos vereadores a preocupação com os destinos da agência local. Segundo a servidora Zilá, a agência corre o risco de fechar as portas em Aimorés em função da falta de pessoal, uma vez que vários servidores se aposentaram recentemente e que o INSS não está fazendo a reposição destes funcionários.

Zilá explicou que recentemente foram aposentados os servidores Lamonier, Maria Helena, Maria José Pimenta, Indiara e Vivaldo, além da perda da colega Adelice. Segundo a servidora, não foi feita nenhuma reposição destes servidores e muitos que ali trabalham atualmente também estão próximos de se aposentar.
“A agência do INSS em Aimorés pode ser fechada por falta de servidores, assim como aconteceu com a Receita Federal. Por isso eu solicito o apoio desta Casa de Leis na solução desta questão. O fechamento da agência causará um grande prejuízo a toda a sociedade aimoreense”, disse Zilá Soeiro.

A servidora aproveitou para agradecer a compreensão da sociedade de Aimorés pela tolerância com a greve de 58 dias realizada recentemente, enfatizando que o atendimento voltou à normalidade no dia 21 de setembro, quando foi encerrado o movimento de paralisação.
Com o pequeno número de servidores, conforme a servidora Zilá, o atendimento ao público sempre fica prejudicado, porém a preocupação maior é com a possibilidade do fechamento da agência do INSS de Aimorés.

Vereadores vão acompanhar o desenrolar dos fatos

Vários vereadores de Aimorés utilizaram a tribuna da Câmara Municipal para também externar sua preocupação com a possibilidade de fechamento da agência do INSS. O vereador Onair Vitorino Filho explicou que a greve dos servidores em Aimorés não visou reajuste salarial, mas a recomposição do quadro de servidores.

A vereadora Andréa Afoumado disse que a Câmara Municipal deve cobrar imediatamente do Governo Federal a recomposição do quadro de servidores do INSS, enquanto o presidente Sebastião Ferreira de Souza lembrou da necessidade de cobrar dos “nossos representantes em Belo Horizonte e Brasilia, uma solução para a questão”. Ele lembrou que Aimorés já perdeu o centro regional de documentação do INSS, que estava previsto para ser instalado em Aimorés, tendo inclusive o municipio doado área com esta finalidade.

Na sessão de 28 de outubro, o ex-vereador de Aimorés Américo Monteiro de Souza, o Merquinho, que também é servidor do INSS atualmente lotado em Baixo Guandu, voltou ao tema da agência de Aimorés.

Merquinho lamentou o risco do fechamento da agência de Aimorés, lembrando que Baixo Guandu ganhou uma unidade mais recentemente e que ela está funcionando a contento. O ex-vereador disse que é preciso que as autoridades sejam informadas do problemas da falta de servidores em Aimorés, para garantir um bom atendimento à população e evitar em definitivo o risco de fechamento da unidade.