Paróquia Nossa Senhora do Carmo repudia ausência nas comemorações dos 100 anos da cidade de Aimorés

A Câmara Municipal de Aimorés aprovou por maioria de votos, o envio de uma carta de repúdio às comemorações do centenário de Aimorés, pelo fato da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a mais tradicional da cidade, ter sido excluída das comemorações alusivas aos 100 anos de emancipação do município. O ofício com o teor da carta, elaborada pelos paroquianos representantes da Nossa Senhora do Carmo, foi enviada ao prefeito municipal na data de 14 de setembro.

Além dos paroquianos, os vereadores também aprovaram por maioria de votos, a inserção da assinatura na carta de repúdio, a dezenas de pessoas que assistiam a reunião da Câmara Municipal. Estas pessoas também estranharam o fato da administração municipal não ter convidado a Paróquia Nossa Senhora do Carmo a participar das celebrações.

Na carta elaborada pelos paroquianos e aprovada seu envio através da Câmara Municipal, é relatada a presença permanente da Paroquia Nossa Senhora do Carmo neste período de 100 anos da história de Aimorés, sempre trazendo benefícios para a comunidade.

Carta de repúdio:

Desde o princípio do sec. XIX , a Igreja Católica deu início à pregação do Evangelho de Jesus Cristo, no município de Aimorés, através da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Não foram poucas as dificuldades encontradas e vividas, por seus primeiros Padres, quando ainda em meio aos índios, que já sofriam extermínio e fome, Padres buscavam e traziam recursos para oferecer-lhes o essencial para suas sobrevivências. Sempre tem procurado praticar e servir com suas ações solidárias, ao longo de todos esses anos, através das Obras Sociais e Filantrópicas , serviços sociais de solidez com resultados, no que diz respeito à: EDUCAÇÃO (Colégio do Carmo) SAÚDE (Hospital S. José e S. Camilo), ASILO DOS VELHOS (Amparo à 3ª Idade), AAMAR AAPAE – e outros serviços religiosos e comunitários locais.
"Nestes 100 ANOS" de histórias vividas e contadas, a Igreja Católica de Aimorés, através da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a primeira estabelecida pela história religiosa do Municipio,e que tem como Padroeira Nossa Senhora do Carmo, lembrando ainda, que foi a fundação de tal Paróquia, quem deu origem ao feriado municipal de 16 de julho. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, através de sua história, tem prestado relevantes serviços ao povo aimoreense, indiferente de credos ou opções religiosas, mas sempre imbuída pela prática dos apelos de JESUS em seus evangelhos. "Nestes 100 ANOS" de lutas e dificuldades constantes junto ao povo aimoreense, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo , realizadora de tantas obras , nunca poderia ter ficado esquecida , ter sido colocada à parte num gesto de exclusão, pela atual Administração Municipal , das programações festivas centenárias, quando o Município celebrará efusivamente sua emancipação politica.
Não somos contra nenhuma manifestação religiosa de quaisquer Igrejas ou credos, porém sentimos que tal atitude de exclusão , quanto a paróquia Nossa Senhora do Carmo, estabelecida e divulgada pela atual Administração Municipal 2013/2016,na programação festiva, desmerece a participação efetiva e contínua da Paróquia N. Senhora do Carmo, ao longo de todos esses anos , sempre representada por um povo católico fiel , operários do Reino de Deus, que tem honrado sua Fé, demonstrando compromisso e responsabilidade na Missão Evangelizadora dos 100 anos aqui vividos, sempre representada pelos católicos , de todas as comunidades do interior e da cidade, representadas em : Santo Antônio do Norte, Alto Gimirim, S. José do Limoeiro, S. Luiz do Bugre, S. Sebastião da Encruzilhada, Tabauna, Conceição do Capim, Natividade, além das Comunidades da sede: Matriz Nossa Senhora do Carmo, Sossego, Betel ,Rua Nova, Barra Preta.
Assim sendo, diante do exposto, em nome de todos os Paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Aimorés, da cidade e do interior, nós Vereadores Católicos ,apresentamos o nosso REPÚDIO a tal exclusão nas festividades centenárias, demonstrando o nosso sentimento ao que muito feriu a dignidade cristã em tese, de todos os Paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Aimorés, a mais antiga da cidade.

"Um povo que não conhéce o seu passado é um povo s'em futuro!" ( Provérbio Hebraico)

PAROQUIANOS REPRESENTANTES DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO DE AIMORÉS.

Aimorés, 14 de Setembro de 2015.