Encontro com representantes do DNIT discute problemas com a restauração da estrada MG-474

Vereadores da Câmara Municipal de Aimorés viajaram a Governador Valadares, na semana passada, onde mantiveram uma reunião com representantes do DNIT, objetivando buscar solução para a estrada MG-474, que liga Aimorés a Mantena.

Esta importante estrada para a economia de Aimorés e região foi seriamente afetada durante as fortes chuvas ocorridas em dezembro de 2013. Dois trechos estão com tráfego de veículos comprometidos: na região do Queima Camisa, onde o asfalto cedeu e existe um desvio provisório para dar passagem e também na Serra da Conceição, onde houve queda de parte da pista.

A decisão de vereadores de Aimorés de buscar uma solução para a estrada decorre dos prejuízos econômicos que a estrada está causando a Aimorés, sem contar o fato de que ali estão sendo registrados acidentes. Há algumas semanas uma nova chuva no trecho da estrada chegou a causar uma interrupção temporária no trânsito, situação que preocupa as autoridades de Aimorés, uma vez que um novo período chuvoso se aproxima com a chegada do verão.

A situação ruim da MG-474 é apenas uma das preocupações das autoridades de Aimorés, município que foi seriamente afetado com as enchentes de dezembro de 2014. Em apenas 25 dias choveu mais de 800mm no município, com destruição de milhares de quilômetros de estradas no interior, alem da queda de pontes e bueiros. Na sede, os córregos Natividade, do Xuxa e Salgado inundaram centenas de residências, provocando prejuízos a moradores e comerciantes, enquanto o rio
Doce, na Barra do Manhuaçu, provocou também centenas de desabrigados, muitos dos quais perderam suas casas.

A Prefeitura de Aimorés encaminhou ao Ministério da Integração Nacional, um Plano de Recuperação que solicita verbas no valor de R$ 29 milhões para serem aplicadas em obras por todo o município. O prefeito Alaerte da Silva viajou a Brasília em julho e retornou de lá confiante na liberação dos recursos, que serão utilizados especialmente em obras de infra-estrutura, recuperação de estradas e pontes e ainda na construção de 300 residências, beneficiando famílias que estão localizadas em áreas de risco de enchentes em Aimorés.

Para o presidente da Câmara Municipal de Aimorés, vereador Tião Molin, a união das forças políticas neste momento de dificuldades  é essencial  para a recuperação total do município em decorrência da enchente de dezembro de 2013. “Se estivermos juntos e unidos, independente da posição política de cada um, teremos melhores resultados em nossas reivindicações, porque afinal se trata do bem estar de toda a comunidade aimoreense”, disse o presidente.