Câmara aprova crédito especial para recuperar o município após a grave enchente de dezembro

Cientes de suas responsabilidades no auxílio ao Poder Executivo para auxiliar na recuperação do município, após as graves enchentes de dezembro de 2013, os vereadores de Aimorés aprovaram por unanimidade, em sessão realizada no dia 25 de fevereiro, a abertura de crédito especial para realização de uma série de obras e serviços na sede e no interior.

A aprovação se fez necessária, após a Câmara ser comunicada pelo Ministério da Integração Nacional, da liberação de recursos na ordem de R$ 1.986.316,00 e o prefeito Alaerte da Silva ter enviado, ao Legislativo, projeto abrindo o crédito especial para ser incluído no orçamento de 2014.

A aprovação do crédito especial já foi transformada em lei, que levou o número 2.447, devidamente já sancionada pelo prefeito um dia após a aprovação dos vereadores.

Portanto, desde o dia 27 de fevereiro, a Prefeitura pode utilizar dos recursos de quase R$ 2 milhões para iniciar o processo de recuperação do município.
Na mensagem do prefeito enviado à Câmara Municipal, constam várias rúbricas indicando onde o dinheiro enviado pelo Governo Federal será aplicado na recuperação de Aimorés.

Para construção de acessos alternativos em estradas rurais, por exemplo,  estão disponibilizados R$ 75 mil; mais R$ 50 mil para acessos provisórios; outros R$ 25 mil para desmontagem de edificações e estruturas comprometidas ou embargadas. Para remoção de escombros, foram destinados R$ 43.200,00 e desobstrução e limpezas de vias urbanas, um montante maior: R$ 579 mil e a desobstrução e limpeza das vias rurais recebeu um quantia significativa: R$ 816 mil.

Consta ainda na lei aprovada pela Câmara, a destinação de recursos no valor de R$ R$ 350 mil para desentupimento de redes. A Prefeitura dispõe ainda de uma verba de R$ 81 mil para pagamento de aluguel social e R$ 16, 5 mil para aquisição de cestas básicas.

Reconstrução
Para o presidente da Câmara, vereador Sebastião Ferreira de Souza, os 11 vereadores de Aimorés estão engajados na luta pela recuperação de Aimorés e não estão medindo esforços para apoiar o Executivo neste momento de dificuldades.

A verba de R$ 1,986 milhão liberada pelo Ministério da Integração Nacional, conforme o presidente, vai ajudar muito o município neste momento de reconstrução, porém ele lembrou que Aimorés espera ainda uma posição do Governo do Estado com relação a uma ajuda especial para auxiliar na recuperação, depois de tantos danos causados pelas chuvas de dezembro de 2013.