Aimorés vai integrar área do Idene e abre novas perspectivas de alavancar o desenvolvimento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Ferreira de Souza e o prefeito Alaerte Silva estiveram presentes em solenidade realizada em Governador Valadares, quando o governador de Minas Gerais Antônio Anastasia assinou mensagem a ser encaminhada à Assembleia Legislativa, com projeto de Lei que amplia a área de atuação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – o Idene.

Pelo Projeto de Lei, mais 70 municípios mineiros vão integrar a área do Idene, entre eles o de Aimorés, o que abre amplas perspectivas de desenvolvimento do município. Integrando-se ao Idene, Aimorés passará a ter um tratamento diferenciado no que diz respeito a planejamento, além de garantir incentivos fiscais que ampliam a possibilidade de atrair empresas para o município.

“Temos certeza que Aimorés abre amplas possibilidades agora de alavancar o desenvolvimento”, destacou o presidente da Câmara Tião Molin, que lembrou o fato da inclusão do município na área do Idene era uma antiga reivindicação local. Além do presidente da Câmara e do prefeito Alaerte Silva, esteve também na solenidade em Governador Valadares o presidente da Associação Comercial de Aimorés, Tomaz Benedito de Souza, e o vice-prefeito Lamonier da Silva Araújo.

Durante pronunciamento, o governador Antônio Anastasia  destacou que a inclusão dos novos municípios é um ato de resgate de um compromisso do Governo de Minas. “O propósito é permitir que esses municípios possam também contar com as ações e os programas do Idene, ter um tratamento diferenciado em termos de planejamento, ter incentivos fiscais diferenciados do resto do Estado. Tudo isso, evidentemente, estimulando para que, quem sabe, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene também estenda a sua ação para a região do Rio Doce”, afirmou Anastasia.

A proposta atende à antiga reivindicação da população do Rio Doce e amplia a abrangência de políticas públicas, programas sociais, mecanismos de inclusão produtiva e melhora da infraestrutura regional. O Idene atua em 188 municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com a inclusão dos novos municípios, passará a ter atuação em 258 municípios.

Criado pela Lei nº 14.171, de 15 de Janeiro de 2002, o Idene tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das regiões Norte e Nordeste do Estado e está inserido na estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).

Ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, Anastasia ressaltou a importância da criação da Sedvan, em 2003. “Exatamente por causa da desigualdade e com o objetivo de reduzi-la, o governador Aécio Neves, no primeiro dia de seu governo, criou uma secretaria para o desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. Essa pasta nasceu do reconhecimento, do que nós chamamos de Grande Norte e, agora, Noroeste, terem de fato indicadores de desenvolvimento menores do que a média do Estado e, por isso, mereciam e merecem uma atenção especial”, destacou.

Desenvolvimento regional
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, falou sobre o aumento da área de abrangência do Idene.
“Hoje, é um dia histórico para Governador Valadares, para o Rio Doce, porque vamos incluir mais 70 municípios. Agora serão 258 municípios que vão poder ter os programas produtivos e de desenvolvimento para a região”, afirmou o secretário.

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce) e prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino, falou em nome dos demais prefeitos e agradeceu ao governador pela inclusão do Rio Doce na área de atuação do Idene. “Essa luta é antiga e foi preciso que tivéssemos o governador Anastasia para olhar para nós com um carinho especial''.